sexta-feira, 26 de agosto de 2011

:: Terrible threes


O fulano que inventou o termo terrible twos merece levar uns croques.

Porque ele me fez respirar aliviada quando a minha filha fez três anos. Me fez pensar: ufa, o pior passou.

MY-ASS.

O pior estava apenas começando. Terríveis mesmo, pra valer, são os três anos. Idade da enrolação infinita, da pseudoindependência insuportável e de desafiar mamãe dezessete vezes por dia, no mínimo. E a vontade de fugir de casa e deixar a cria lá, sozinha, se descabelando no chão? Tive, muitas vezes. Mas resisti (olhaí que boa mãe, gente, vamos dar valor?).

Para piorar, tenho em casa um exemplarzinho que está no auge da delícia humana. Bebês são a coisa mais gostosa desse mundão de deus. Verdade seja dita: colocando lado a lado a minha menininha de 3 anos e o meu bebezão, é uma lavada. Por mais adorável que se seja, ninguém consegue competir com um bebê em termos de fofice aguda. Bebês monopolizam a atenção das visitas e deixam os mais velhos desesperadamente carentes, o que só piora tudo.

Mas crianças de três anos têm seus truques, ah têm. Quando a situação parace ruim, eles se saem com soluções espertíssimas para serem amados loucamente, apesar de.

Crianças de três anos FALAM, e isso é um trunfo e tanto. Se você tem uma em casa, pode ser surpreendida por declarações do tipo:

- Mamãe, você PRE-CI-SA arranjar um homem pra casar comigo. (OI???)


Ou, durante o jantar, se levantar para atender o telefone:

- Mamãe, voce me ABANDONOU. Eu NÃO gostei.
- Não, filha! Só fui ali...
- Mas eu fiquei sozinha.
- Uai, como sozinha? Você tá aqui com o vovô e a vovó!
- Então. Nós ficamos sozinhos: eu, o vovô e a vovó!


Ou você (louca louca louca) pergunta se ela quer mais um irmãozinho, e ela:

- Quero ter gênios. Ismãos gênios!


Ou ainda, ela chega muito séria e diz:

- Sabe, mamãe?, eu tenho voz de homem. Quando eu me ouvo a voz é assim, grossa, de homem. - e ela diz tudo isso com a voz fininha de sempre, a doida. (Voz de homem - bem minha filha mesmo...)


Sua filha de 3 anos também pode um dia olhar no fundo dos seus olhos e dizer:

- Sabe quanto eu te amo?
- Hum... (estica os braços afastados) isso?
- Mais.
- Daqui até aquela parede?
- Mais.
- Daqui até o quarto?
- Mais.
- Daqui até a sua escola?
- Mais
- Até o Rio de Janeiro?
- Mais.
- Até Paris?
- Mais.
- Até a lua?
- Mais.
- Até (e aqui você ri espertona porque tem certeza que matou a charada) o infinito?
- Mais.
- Ih, então não sei.
- Eu te amo... coração! (Pausa. Cara de dúvida.) Coração é mais que tudo, né mamãe?


Aí você olha para a sua filha - tão esperta, tão engraçada, tão linda nos seus insuportáveis três anos - e pensa: gente, que incrível, que coisa absolutamente fascinante que é uma criança de três anos! Coitado desse bebê aí do lado, vai ter que rebolar taaanto para ganhar essa...





*Esse post é uma homenagem à minha filha de 3 anos que graças a deus faz 4 no domingo. Parabéns Lila, também te amo coração!*


49 comentários:

  1. Vc precisa ver como são os "terrible elevens"... São f#@&!!!

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Owwwwwmmm... Que coisa mais linda! Adoro essa fase falante! Não vejo a hora da minha está assim. Acredito que a birra da minha não pode piorar, pois a minha acabou de fazr 1 ano e 5 meses, mas parece já está no terrible two.

    ResponderExcluir
  3. Lindo e verdadeiríssimo post. Também achei os 3 bem terribles, até mais que os 2. Ou talvez eu tenha esquecido da intensidade dos 2, sei lá. Mas melhora (e piora e melhora e piora), viu... eu acho!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Prepare-se para a pré-adolescência antecipada, q é o 'terrible seven'! kkkkk Acho q cada fase tem uma coisinha terrível, mas aos três eles ainda são bem mais carinhosos. Problema aos 7 é q já se acham adolescentes... Sofia aqui bate porta, bate pé, grita, demora pra fazer as coisas... ufs! uma loucura! E só chega aos 7 em novembro... SOCORRO! kkkk
    Mas as tiradas são mto engraçadinhas msm!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. geeeeente, que blog bom esse aqui. achado! vou acompanhar. beijao!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns para a foférrima da Alice!
    Bjs. Tia Lu e Ana Clara

    ResponderExcluir
  7. kkkkk eu também acho que 'terrible' mesmo são os 'three'... os 'two' foram facinho, facinho...

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pra Alice!!! E parabéns pra mamãe que sobreviveu até os quatro!!!! A gente ama muito muito mas realmente, às vezes da vontade de fugir de casa! Ainda bem que eles são fera em nos reconquistar né?
    bjus xara!!!
    ps: adorei a participação no papo de mãe! O que é o seu cabelo pessoa??? como no blog não da pra ver direito o cabelo da pessoa sou obrigada a dizer: bem lindo!

    ResponderExcluir
  9. ai ai, to aqui morrendo de rir...é igualzinho lá em casa, sem o bebe é claro....beijos pra voces e feliz aniver para filhota!

    ResponderExcluir
  10. OUN!Alice é muito fofaaa, parabéns pra ela, amei o post, ri muito das peripécias das Alice.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns para a linda, fofa, esperta e inteligente Alice!! Ó, mas te falo uma coisa: eu acho os 3 anos a idade mais deliciosa que tem, tô pastando aqui com uma de 4 que nem te conto...
    Bjos,
    Camila
    www.mamaetaocupada.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ai meu Deus! Tou nos terrible two, achando que já estão no final...Misericórdia, se isso não melhorar, não sei o que será de mim. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  13. Quando eu achava que já tinha superado a maior das crises - a dos 3 primeiros meses, vem teu post e acaba com meu sonho. Quando eu achava que teu post já me trouxe crises suficientes, vem os comentários e destróem a minha esperança.

    É crise aos 2, aos 3, aos 6, aos 7, aos 11... Quais são os anos que não tem crise mesmo?

    ResponderExcluir
  14. Meu deuso, que coisinha mais fofa!!! Com uma declaração dessa de coração é impossível não se apaixonar!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Ai posso chorar? 3 motivos:
    1) jura que piora? Bia com 1ano e 8 meses já me desafias as 17 vezes por dia! Aos três eu faço o que?

    2) Te amo coração?????? Putz, jogou pesado! Não tem como ão se apaixonar loucamente!!

    3) tô de tpm!


    beijo

    ResponderExcluir
  16. poxa, mari, essas alices são imbatíveis mesmo e te garanto que é mesmo igual a video game, cada vez que vc comemora porque passou de uma fase elas conspiram para tornar a próxima mais difícil e... mais gostosa!
    beijoca
    mariana, mãe de alice... e de arthur!

    ResponderExcluir
  17. Olha eu tenho um que acabou de fazer 3 e tinham me "garantido" que ia melhorar 90% ....já vi que era tudo propaganda enganosa e que, para piorar, as crises serão anuais...ou seja: ser mãe é mesmo padecer no paraíso !
    Não vivemos mais sem esses bichinhos mas que dá uma vontade louca de esmagar e fazer suco, às vezes, isso dá !!
    A-D-O-R-O o blog!
    Beijo,

    ResponderExcluir
  18. Deu saudades dessa idade por aqui! Mas já já ela chega de novo!! E Joana ao 10 meses já mostra que veio pra mostrar o que significa terrible!!!

    Muito fofo os diálogos da sua pequena! ;-)

    ResponderExcluir
  19. Já estava aqui pronta pra concordar que bebês são as coisas mais deliciosas que existem, mas não sabia o que me esperava no resto do post. haha
    Parabéns pra essa fofa cheia de tiradas!
    Lindo texto.

    ResponderExcluir
  20. Aaai que amoor!! Impossível não esquecer os "terrible moments" com umas tiradas dessa!

    ResponderExcluir
  21. Como alguém disse aí, eu tenho é medo dos "terrible tweens" (pré-adolescência é A fase que não devia existir!)

    Beijos na sua Alica! (Lila é o apelido dela! Que fofo! Lilla é o nome da minha!)

    ResponderExcluir
  22. Estava nesse momento pensando em fugir de casa e deixar a cria quando li seu post. Muito bom! Eu também tinha a doce ilusão de que com a chegada dos três anos tudo passaria, mas não, não passou rsss. Faço coro com você: piorou muito. Ainda bem que a fofurice toma conta de tudo às vezes e nos faz esquecer um pouco os mmomentos mais difíceis. Parabéns pra Alice, que está saindo dos insuportáveis três anos. E sigamos com a ilusão de que tudo melhora, né?

    ResponderExcluir
  23. Cuidado aí, hem? De repente vem os terribles fours... ;)

    ResponderExcluir
  24. Concordo em gênero, número e grau com você e com a Paloma. Não sei se é porque, coincidentemente, nós três tivemos o segundo filho justamente nesse período, o que pode ter agravado a intensidade das crises. Mas que eu também achei os 3 piores que os dois, achei.
    Estou enrolando pra escrever um post sobre isso também, logo me animo.
    Beijos e um super feliz aniversário para a super Alice, criança mais deliciosa e com esses olhos cor de piscina maravilhosos.

    Beijos pra todas

    ResponderExcluir
  25. Amar coração é uma fofice extrema!! E ai ai, Bento está nos terrible twos, fiquei com medo dos three!
    E parabéns desde já pra pequenina, com toda sua fofura!
    bjos

    ResponderExcluir
  26. Pois é, Xará... E eu engravidei de novo, cismada que seria menina e, é menino... minha alice vai ganhar um irmão. E eu tinha decidido, desde sempre, que o nome seria Bruno. Mas aí veio a barriga, e a dúvida e a sugestão do marido que caiu como uma luva, perfeita, combinando perfeitamente com o nome da irmã, Alice, num equilíbrio sem igual com o sobrenome Perri Neves... Lucas. E assim virou Lucas... e aí me lembrei que Alice e Lucas me parecia conehcido como dupla...rs
    Pois é, Xará... por decisão do marido, que sequer sabe quem é você, teremos mais uma pequena coincidência em comum... um lucas!rs

    ResponderExcluir
  27. Voltei para desejar feliz aniversário no dia certo para a bela Alice, menina fofa demais, que eu e a Ciça adoramos conhecer.

    Alice, uma vida cheia de amor coração para vc! Feliz aniversário, viva os 4 anos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Viva Alice! Viva a mãe que sobreviveu os 4 primeiros anos! hahahaha


    Beijos!!

    Rapha, mãe de uma Alice

    Maternar Consciente

    Filhote de Humano

    ResponderExcluir
  29. hahahaah me diverti, como sempre!
    Quando eu era criança também achava que tinha voz de homem! Achei que era só eu, mas veja só! Descobri que a lindinha da Alice também tem essa nóia!!!

    Que ela seja muito feliz nos seus 4anos e que os terrible fours sejam inesquecíveis, como foram todos!


    Um beijão!
    http://umcopodeaguacomacucar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. rsrsrsrsr, a luiza ainda nen chegou nos 3 anos e jogou essa:
    "mamae, qdo vc vai comprar os dentes da juliana?(a irmanzinha de 1 ano , ainda sem dente)"
    cada uma desses meninos!!!!

    ResponderExcluir
  31. Nossa, me identifiquei muuuuuuuito com esse seu post! Também tenho uma filha de 3 anos (que fará 4 em novembro) e uma bebê de 6 meses, que é um solzinho. Sabe aquele neném querido, sorridente, que está sempre bem-humorado? Então é a minha Helena.
    Mas daí que Sophia, a mais velha, vem me falando coisas lindas e, para meu deleite, começou a recitar parlendas em português (o idioma mais forte dela é o alemão)! Fiquei derretida!

    Beijo,
    Karen
    http://multiplicado-por-dois.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Hummm... menina no auge do "terrível", bebê fofíssimo competindo atenção... O bom de ler seus posts é que nem preciso fazer os meus, já estão prontos!! Hehehe...
    Beijão, Dani

    ResponderExcluir
  33. Ai que blog fofo
    adoreiiiiiiiiiiiiiii
    Já sou seguidora e espero sua visitinha
    bjo
    Sandra

    http://flordemeninaacessoriosbaby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Coisa mais fofa! 3 aninhos, jáááá???

    Guria, acho que terríveis e maravilhosos são todos os anos, melhor não contar com a redenção, hehehe

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  35. Opa, nem olhei a data do post e achei que o aniversário dela seria no próximo domingo, aiai, grávida lesada!

    Parabéns para a Alice! Que os 4 anos sejam tão terríveis e maravilhosos quanto os 3 anteriores!

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  36. Ai, tô rindo aqui sozinha... tenho exatamente a mesma situação em casa, um rapazinho de 3 e todo seu momento contestador e uma fofice de 9 meses... Desleal com a mãe...hahahahah

    ResponderExcluir
  37. Espere só os "horrible fours!". Não é moleza não!

    Ainda bem que eles já nascem sabendo como nos conquistar...

    ResponderExcluir
  38. Mariana, sou fã do seu blog, mas fico aqui quietinha.
    Hoje resolvi falar pra te contar que tenho um blog também sobre o que fazer com os pequenos na Vila Madalena e região, SP.
    Linkei seu blog. Dá uma passadinha pra conhecer:

    http://vilaparapequenos.blogspot.com/

    Fiquei meio desanimada com seu post...já estava comemorando que a Isadora tinha chegado na metade dos seus "terrible twos"...quanta ingenuidade!
    Bjs e parabéns!

    ResponderExcluir
  39. Ai MAri...isso mesmo que eu sinto. Que os 3 anos são os mais terríveis e ao mesmo tempo os mais deliciosos!!! :-))
    Parabéns pra sua gatinha linda.
    beijos, Re

    ResponderExcluir
  40. uau!! to com os olhos cheios de lágrimas!! tb tenho um terrible 3!!!

    bjs querida!!
    Lia

    ResponderExcluir
  41. Oi Mariana querida!
    Adoro teu blog, teu jeito descontraído, sincerão, natural e alegre de se comunicar. Me identifico muito com vc (eu e pelo menos mais um bocado de gente né?!). Tua Alice deve ser bem danada mesmo, mas é linda viu?!
    Agora me conta uma coisa: Como vc administra DOIS, sendo um bebê e uma danada dessa? Olha, tenho, (assim como a Lidianne aí) uma fofucha de 1ano e 5 meses e a menina tem um gênio que deixa a gente de CARA NO CHÃO!!! Pense, numa vontade que tb dá de fugir muitas vezes!!!! Mais aí ela faz denguinho, chora, joga aquele charme, eu me derreto e lembro que sou a única mãe que ela tem (lêia-se consciência pesada), e vamos levando nééééé.... Mas tá faltando coragem de ter outro filho viu?!

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  42. Oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar boa tarde.

    aguardo sua visita :)

    beijos

    www.driviaro.com.br

    ResponderExcluir
  43. Ai, amei a sua filhota! Linda demais a declaração dela! Nessa fase as crianças são de uma lógica incrível. Porque afinal de contas, o maior amor realmente só precisa ser do tamanho do coração.
    Adorei seu blog!
    Rita, como você sou mãe de uma menina de 3 anos (aguardando ansiosamente a chegada dos 4) e de um bebê de 1 e 10 meses.
    http://lascomadres.wordpress.com

    ResponderExcluir
  44. Fofa as histórias dela....
    Será que eu vou passar por isso?
    A Ju já é birrenta antes dos dois..........

    Beijos

    ResponderExcluir
  45. Que post lindo! Ah, Alice, sua terrivelmente linda!!!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  46. Assino em baixo! Eu tenho um que só faz 4 em dezembro... Os 2 anos, eu tirei de letra, era uma anjinho de candura, fofo, gostoso, falante... Com 3 e meio, o bicho pegou. Sei lá pq, mas agora é reclamação atrás de reclamação, tudo tem respostinha... Implica com o irmão, implica com os primos menores (mas puxa o saco dos mais velhos)... olha, tá difícil, viu? Não quer mais ir à escola, onde estuda desde bebê, pq diz que "é chata pra caramba"! Não quer fazer natação pq o tio não deixa ele fazer o que quer, tem que fazer os exercícios propostos, que são "chatos pra caramba". E é um tal de "Eu tenho, vc não tem-em!", pra tudo que é lado. Ou seja, o meu anjo barroco, bonzinho e fofinho, virou uma malinha!!!
    Nós fomos p/ Bariloche agora, e ele reclamou o tempo todo! No final, disse que não queria mais viajar!!! Bateu o pé e sismou que iríamos morar lá, pra sempre!.....KKK.
    Acho que os 2 anos, nos dão um cansaço mais físico, de ficar correndo atrás deles. As crianças muito agitadas (que não era o caso dela), nesta fase dão canseira nos pais. Já os 3 anos, o cansaço é mais mental... Eles requisitam muito, exigem muito, debatem muito. Tudo tem uma porém, uma respostinha, uma argumento. Mas, não tem como negar, que é muuuuuito fofo e nos enche de orgulho, né não?

    ResponderExcluir
  47. Tô com medo, nem sai dos tais 2 e tenho visto as mães reclamarem muito dos 3. HELP!

    Ainda bem que são fofas, perspicazes, inteligentes, lindas e falam estas gracinhas!


    beijos


    Pati

    ResponderExcluir
  48. Ahaha, estou na fase terrible six ( esperem!!!) muitas pirraças de uma mocinha muito decidida a querer tudo do jeito dela. E um menininho, fofo, de um aninho, que ainda nao sabe fazer pirraça mais olha tudinho para aprender. Tem uma professora pronta para ensinar as pirraças...

    ResponderExcluir
  49. Kkkkkk ri muito e super me identifiquei com o começo que diz:

    "O fulano que inventou o termo terrible twos merece levar uns croques.

    Porque ele me fez respirar aliviada quando a minha filha fez três anos. Me fez pensar: ufa, o pior passou."

    Meu filho está com os terríveis 3... 😂😌

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails