sexta-feira, 21 de agosto de 2009

:: Reblogando - vinhos


Atendendo aos clamores gerais do público (público este que se chama Lia e mais um anônimo que pode ser minha mãe, meu marido ou até eu mesma, vai saber?), vou reblogar um texto meu que não agrega absolutamente nada de útil às mães, mas que revela um pouco do meu jeito bobo de ser, caso alguém se interesse. Reblogar também é muito conveniente nestes dias em que Alice, minha filha carente, se pendurou no meu pescoço e nunca mais largou, o que torna a digitação bastante complicada.

O texto é de fevereiro de 2008 - mas ainda atualíssimo, visto que ontem mesmo eu vi na televisão uma profissional do ramo descrevendo um vinho como viril, musculoso e cheio de testosterona, o que me fez gostar ainda mais desse universo, haha!

Ei-lo:


:: Se cuida, Renato Machado!


Ontem foi dia de despachar Alice pra casa da avó pra ir me embebedar numa degustação de vinhos.

Esse universo dos vinhos é engraçado. Ao mesmo tempo em que é pedantíssimo, é divertido e até simpático. Tem coisa mais simpática do que um monte de adultos afundando o nariz na taça e dizendo, hum, esse vinho está fechado, quase discreto, já este está se abrindo, se revelando, sinto notas de xixi de gato, tabaco e frutas vermelhas?

Pensem em 11 pessoas numa mesa de restaurante, todos profissionais, entendidos ou ao menos simpatizantes do assunto. Mais o Carlos, que engana direitinho, e eu, que gosto de Sangue de Boi, Chapinha e afins (mas tive o cuidado de não mencionar isso à mesa, claro).

Era uma degustação às cegas. Cada um recebia 3 taças numeradas e uma tabela de avaliações, mais a ficha técnica de cada amostra. Tudo em branco, pra gente completar no decorrer da degustação.

Pra começar, o senhor simpático que conduzia a ação já entrega: as 3 amostras são de Cabernet Sauvignon da Argentina. Todo mundo anota na ficha, e tenho meu primeiro momento de tensão: não tenho lá muita certeza de como se escreve isso. C-a-b-e-r-n-e-t, com T mudo no final, S-a-u-v-i-g-n-o-n, é assim?, pensei tampando meu papel por medo de olhares críticos dos meus vizinhos.

Aí a brincadeira começa pra valer.


TESTE VISUAL - Olhar para o vinho. Notar a cor. Pôr o papel branco atrás das taças pra comparar, e por fim anotar comentários e dar notas de 1 a 3.

Ok, fácil: o vinho 1 é cor de vinho. O 2 também. E o 3 também. Iguaizinhos. Mas ouço os meus colegas falando bonito, dizendo que esse é cereja escuro e aquele é vermelho profundo, levemente mais brilhante do que aquele outro, o que tem unha maior (???) e lágrima mais persistente. Hum. Então dou notas 3-2-3, pra mostrar que eu também sei notar a diferença entre cor de vinho e cor de vinho, e a cor de vinho da amostra 2 perdia ligeiramente para a cor de vinho das outras.


TESTE OLFATIVO - O famigerado momento de meter o nariz. Primeiro com a taça em repouso e depois balançando, pro vinho respirar e se abrir em todo o seu esplendor.

Minha avaliação - Taça 1: álcool. 2: também. 3: idem ibidem. Céus, cadê meu olfato apurado numa hora dessas? Cadê meu curso de degustação de café? Decepcionada comigo mesma, insisti nas narigadas até concluir o seguinte: o 1 cheirava a vinho gostoso e docinho, o 2 era meio metálico e o 3 parecia borracha queimada. Fiquei especialmente orgulhosa com o "borracha queimada", que achei de uma precisão absoluta e além de tudo é um termo que super me pareceu desse universo dos cheiradores profissionais.


TESTE GUSTATIVO - Nós viemos aqui pra quê, afinal? Então me joguei nas taças, sempre com muita elegância e atenta às sutis nuances que elas revelavam a cada gole.

Taça 1: Nhé. Um gosto inesperado, bem diferente do cheiro. Muito seco e com um
aftertaste (hã, hã?) amargo e persistente. Não gostei.

Taça 2: Nhé. Gosto de lata, daquelas latas de coca-cola antigas que às vezes vinham meio enferrujadas, sabe? Não gostei.

Taça 3: Nhé. Pertuchento, como diria meu pai. Desceu amarrando a boca. Não gostei.

Não anotei nada disso na ficha, só pensei. O resto da mesa parecia satisfeito. Concluindo que mandei mal, achei por bem continuar provando, e provando, e provando, até conseguir formar alguma opinião que prestasse.

TESTE GUSTATIVO, Round 2

Taça 1: O começo é gostoso, frutadinho. O amarguinho do final é que incomoda um pouco.
Taça 2: Lata.
Taça 3: Opa, agora senti a borracha. Mas não é ruim não. Tem corpo e enche a boca.

TESTE GUSTATIVO, Round 5

Taça 1: Diliça!, mas o amarguinho final incomoda um pouco. Só um pouco.
Taça 2: Lata? Não, isso é gosto de injeção. Sei lá... é bom, até.
Taça 3: Nham-nham! Muito tanino, né? Tanino é bom? Ah, então beleza!

TESTE GUSTATIVO, Round 8

Taça 1: noussaaaaa... tem o gosto do cheiro da Alice, docinho que nem ela, que estranho!
Çata 2: moço, acabô esse aqui, completa pra mim?
Caca 3: como é que é que você anotou aí no 3, amor? "Urina", "sauna" e "aspargo"?? Hahahaha!! Põe aí também: "pneu de caminhão" e "elástico de estilingue"! HAHAHAHAHA!!! Ops! Desculpa, meu senhor... a camisa era nova? Vinho mancha, é? Moooça, enche aqui, por favor, pra mim e pra esse senhor, que a gente tá precisando!

Claro que o round 8 é fictício e mostra o que aconteceria caso houvesse nas taças vinho suficiente para 8 rodadas. Felizmente parei no round 5 com a seguinte conclusão: o 1 é bom, o 2 é ruim e o 3 é marromenos.

Somadas todas as avaliações, o vinho 1 foi o grande vencedor da noite e acompanhou o jantar delicioso que veio a seguir (ah tá, tudo isso foi só um preâmbulo, agora sim a gente vai beber!).

Então nós comemos e bebemos e voltamos pra casa felizes, cantando e trançando as pernas. E eu ainda tive que disfarçar minha embriaguez da minha mãe na hora de buscar Alice, coisa que não fazia desde os meus 23 anos e que evidentemente não funciona, haja visto que ela acaba de me telefonar pra perguntar se eu "tô melhor".

Fim.


14 comentários:

  1. Eu confeso: também já bebi muito Chapinha e Sangue de Buá (para ficar chique, dizíamos en français, né?) na adolescência. E, mais recentemente, já quis se sommelier, mas o meu passado me condena, e agora? Hehehehe!

    ResponderExcluir
  2. hahaha, reblogagem mais que merecida. Amei!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Numa viagem que fiz para o Sul além de provar os vinhos aprendi algumas coisas, Cabernet Sauvignon é o nome da uva (eu pensava q era marca), tb aprendi q os vinhos + caros (os reservados) são envelhecidos na própria garrafa e não nos tonéis. Tb aprendi q vinho suave foi inventado pra quem não gosta de vinho, hahahaha. Eu gosto de vinho seco tb, mas Don Bosco e Cantina da Serra já rolou muitooooo (é baratin).

    ResponderExcluir
  4. A-D-O-R-E-I!!!!!!!!!! Fiquei até com vontade de fazer uma degustação (coisa que sempre me deu preguiça, por causa do pedantismo mesmo), porque vou olhar com outros olhos e dar MUITA risada (discretinha, porque sou chique, né, bem).
    beijo, amei.

    ResponderExcluir
  5. hahahhaha, muuuuuuuuuito bom o texto!

    ResponderExcluir
  6. Parabens querida..mto bom seu blog
    te linkei bjokas

    ResponderExcluir
  7. Ótimo! ahahaha Me diverti! Valeu a reblogagem. Ah...me deu vontade de fazer uns rounds de vinho...faz teeeeempo que não sei o que é isso.. E vai demorar pra saber... tenho tomado muito suco de uva... ponho na taça e tudo...finjo que é vinho, ué! Gestante com imaginação supera tudo hahahaha Beijo - Boa semana!!

    ResponderExcluir
  8. Ai que lindo!! Me senti super honrada com a publicação do texto sugerido... mas é massa demais mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Porque que eu NUNCA fui convidada pra uma degustação de vinhos? Nem pra isso nem pra participar daquelas pirâmides de ganhar dinheiro.
    A viagem foi adiada, mas as dicas servirão para a próxima data, ainda a ser marcada, merci querida.
    Eu até te agradeci lá no blog, mas depois me arrependi...será que o povo não vai ler aquilo e ficar te perguntando "oi Mari, pode me dizer qual a melhor farmacia, casa de cambio e depilação de Paris?"
    Ih, desculpa.
    Beijo,
    Roberta

    ResponderExcluir
  10. Gente, ri muito!Você realmente tem o dom da escrita, de modo bem peculiar!
    Nem te conheço mas ja sou tua fã!rs
    bj

    ResponderExcluir
  11. Hahahahhahaha Muito engraçado isso!
    Uma vez participei de uma degustação numa vinícola super legal, todo mundo fazendo de conta que entendia horrores, inclusive eu e meu marido. Tinha um casal de uns 60 anos participando também e na primeira prova esse senhor tomou tudo num golão, largou a taça e fez um AHHHHHHHHHHHHHHHHHHH, como de cerveja! A mulher dele quase morreu de vergonha, e eu quase morri de rir!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails