terça-feira, 9 de junho de 2009

:: Sobre Barcelona e outros planetas


Eu vou resumir assim:

Barcelona, sol, calor. Domingo, último dia. Feijuca delícia na casa do Astronauta.

E lá, os pais do Astronauta, Flá e Uri (tá, in loco eu fiquei tímida e chamava de Flávia mesmo, assim respeitosamente. Mas passadas algumas horas e muitos pensamentos carinhosos, mesmo que a distância, já me sinto íntima. Virou Flá e pronto.). Gente da melhor categoria, sabe? Acolhedores carinhosos, simpáticos. Clima ótimo. Casa linda. Bom gosto geral. Trilha sonora impecável - e se você ainda tem alguma dúvida das suas afinidades com alguém, o gosto musical decide. Não que ali houvesse muita dúvida, mas aí tocou Chico, Caetano, Nina Simone, Lenine, e a música que define a minha gravidez, "As coisas tão mais lindas" da Cássia Eller. E teve até Maceo Parker tocando "Let's get it on". E então viramos amigos de infância, porque quem ouve Maceo comigo vira amigo de infância - quem me conhece sabe.

E aí teve a Maricotinha, que de inha não tem nada. Mulherão, vozeirão, cabelão, e um barrigão lindo e pontudo onde mora a Ana. E nada gorda, como um dia sugeriu a matrona dela (apesar de que se houvesse lógica nesse mundo ela seria, porque faz um tiramisu de matar de bom). Alice, que anda encantada com barrigas grávidas (e não grávidas também, pra ser sincera), adorou a barriga da Mari. Botou a mãozinha com cuidado, disse que ali tinha um nenê, depois disse que ela também tinha um nenê na barriga, ó!, e está até agora com a mania de botar a minha mão na própria barriga dizendo, põe a mão, mamãe, nenê!, assim como fez no domingo com a Mari. E sentou o quanto pôde no colo dela, com todo cuidado pra não amassar a Ana. Acho que se gostaram muito, as duas. As três.

 

E teve, claro, João. O mito, a lenda, o famoso Astronauta. Todo empinadinho e importante do alto dos seus o quê? 70, 80 centímetros? El macho ibérico, jogando charme, atirando bolas e exibindo toda a sua virilidade. Uma coisa, o João. Lindo, bronzeado e sorridente quando não está bravo - e ele fica muito bravo também, porque é todo decidido e não gosta de ser contrariado. Quem gosta?


   

E aí teve coca-cola, e croquettas, e pica-picas (mas tudo com muita decência). Preta, a cã, abanando rabo e lambendo os pequenos e ganhando beijos. E piscininha de plástico. E, pela boa tradição barceloneta, o momento nudistas ao sol.  

Pois João striptou-se. Arrancou a fralda e mostrou os documentos. E Alice ficou p-a-s-s-a-d-a. Baixou os olhos e deu aquela espiada compriiiida, com cara de dúvida. Não fosse tão fina com essa educação parisiense, teria apontado o dedo e perguntado, o que é? 

Porque um pinto é uma novidade suprema na vida dela. Ela não tem. As bonecas, gatinhos, cachorrinhos, ursos, corujas de pelúcia também não têm. Eu não tenho. Papai tem (ufa!) mas acho que ela nunca viu - e se viu não associou, porque né?, há toda uma diferença.

Mas João, pasmem!, João tem. João, um nenê como ela. Mesma altura, mesmos interesses, mesmo papo (com outro sotaque, vá lá), mesmo tudo. Mas com pinto. E assim caiu mais um paradigma da Alice, acho. Não somos todos iguais, filha, viu? Essa é a graça da vida. 

Pois ela achou tanta graça que ficou louca por ele. E como nudez é uma coisa íntima, cúmplice e aproximadora (já avisei que ser mãe me encaretou, não já? Então), ela entrou no jogo e também ficou peladinha.  Aí ficaram os dois ali, como vieram ao mundo (e faz tão pouco tempo!), curtindo a piscina. Ainda brincaram e correram e trocaram batatinhas e se trancaram no banheiro - mas aí tudo tem limite e era hora de botar a fralda de volta, rá!


O pinto foi suprimido para preservar a intimidade do nosso herói, mas estava lá. Eu vi. E Alice também, notem.


Pena que passou rápido demais. Quando deixamos a casa do Astronauta para irmos para o aeroporto, Alice estava num bom humor que raras vezes vi. Então ela cantou por uns 20 minutos dentro do táxi, uma canção inventada na hora e que tinha palmas no refrão. E cantou e riu e requebrou um pouco, doidinha e feliz. Acho que foi a piscina, a barriga, as croquettas, a Preta e o João que deixaram ela assim. Meio bêbada, sabe? Un poco borracha de alegría. Embriagada de amor pelo mundo do Astronauta.

25 comentários:

  1. :)
    parece que barça foi divertida, hein?
    Mas, a alice nunca viu o pinto do pai? ela não toma banhos com ele?
    é mesmo engraçado quando elas percebem a diferença, né???
    :)))

    ResponderExcluir
  2. Uau!! Quantas descobertas no mundo de Alice!! Primeiro foi o cocô, agora o documento do Austronauta... o que vem a seguir, heim, Mari? Preparem seus corações, rs.
    As fotos estão lindas, os pequenos são mega fofos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que legal, descobrir barrigão e pinto na mesma viagem, conhecer gente nova e legal, brincar, curtir a companhia dos amigos, tudo junto. Viagem sempre muda a gente. E Alice já percebeu isso.

    P.S. Ciça, quando passou uma tarde na casa do primo recentemente (antes de dormir lá), acordou no dia seguinte falando: "Gabiel tem pipi". Antes mesmo do "bom dia".

    ResponderExcluir
  4. que delícia de texto e que delícia de encontro! Lindos, os dois!

    ResponderExcluir
  5. Ah, não...agora vcs têm que vir aqui!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Mari, foi demais mesmo. E que bom que vc gostou do tiramisú atropelado... A Alice é muuuuito simpática e esperta, adorei mesmo. E vocês, claro.

    ResponderExcluir
  7. Mari,

    Legal mesmo vai ser quando Alice descobrir que é o pinto que faz aquele barrigão! ahahhahaha

    Mas não se apavore! Tem tempo ainda. Eu acho! ;o)

    Um beijo, querida! Post delicioso e fotos lindas pra variar.

    ResponderExcluir
  8. Ai... Amei!



    Eu já tinha percebido antes, que havia uma certa afinidade musical, eu sabia do Chico e da Nina, o que já era suficiente pra inspirar e caprichar na playlist.


    E o encontro foi tudo de bom, porque teve aquela coisa de não precisar ter muita cerimônia, da conversa fácil e animada que vai emendando na outra, que emenda na conversa paralela, que emenda na musica... Teve você insistindo em contar da fase complicada da Alice, enquanto ela dava um baile de charme e simpatia. E teve a Alice e o João de mãos dadas justo quando já era hora de ir...

    Mas como assim? Vocês acabaram de chegar e já vão embora?

    Vai ter repeteco, né?

    Beijos saudosos e até...

    ResponderExcluir
  9. gente, gente, gente! pára tudo! essas crianças são simplesmente encantadoras. lindos, maravilhosos, fofos e, ainda por cima, engraçados. demais!

    ResponderExcluir
  10. ai, que texto gostoso... deu até pra sentir o gosto do tiramisu!
    ADOREI, o máximo transformar afinidades virtuais em encontros reais.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Texto tão fofo quanto a foto dos 2 pequenos!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Estar tão longe e ouvir músicas tão boas deve também deixar tão perto!
    E viva as descobertas da Alice! Responder a algumas perguntas que vem com essas descobertas é que deve ser meio complicadinho...
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  13. Que delícia de encontro!
    A descoberta do "falo" também foi ótima. João um dia desses tava tomando banho comigo e apontou pra dita cuja e disse: pipiu. Pipiu aqui não, cê tá me confundindo. Agora ele fala pequeca. Kkkkkk. Amo muito tudo isso.

    ResponderExcluir
  14. Mais uma história maravilhosa de ler Mari! Amei! Ah...e também fiquei com uma invejinha deste encontro! Tanto que já entrei em contato com a Re Lilata para a gente armar um por aqui, entre Nina e André Godolino Lindo! Ah 2: que coisa mais fofa esse João e essa Alice! Beijo! Dani

    ResponderExcluir
  15. Mari,
    descobri seu blog através do blog do astronauta. Amei a história e o seu jeito de escrever. Vou te visitar mais vezes.
    Beijos,
    Liza

    ResponderExcluir
  16. E eu aqui, na inocência, clicando na foto dos dois pelados achando que iria ver uma pontinha da vara mágica do Astronauta. Ê lerê.
    Sensacional o texto, como sempre.
    Beijões!

    ResponderExcluir
  17. Muito legal, tem poesia em tudo se olhamos com felicidade!!
    Sao essas viagens que recarregam as baterias.

    Parabens pelas novas descobertas, e assim eles vao crescendo, e a gente tbm! =p

    beijocas

    ResponderExcluir
  18. que delíííícia!!!

    a Alice descobre coisas surpreendentes a cada dia, hein?! hauhauha!

    bjoo!

    ResponderExcluir
  19. Descobri teu blog faz tempo, lá no Astronauta. Não sou muito de comentar... mas adorei o post.
    Você escreve muito bem. E a Alice é muito linda. Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Mari, querida! Que final de semana mais rico!!! A Alice está cada dia mais guapa :) Adios, un beso! Vandreza

    ResponderExcluir
  21. ai que delícia. que crianças lindas. e que bom ver que uma amizade virtual flui naturalmente e vira de infância.
    beijoca.

    ResponderExcluir
  22. É impressionante mesmo. Pinto é uma coisa que tem a capacidade de deixar a gente feliz desde priscas eras, néam. Aiai.

    ResponderExcluir
  23. Que fofa a Alice, encantada pelo Astronauta! Acabei de dar para vocês o selinho "As 5 coisas mais fofas que o seu bebê faz". Dê uma olhada no meu blog para conferir:http://maeemacao.blogspot.com/
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails